way2themes

Review | Constantine (Piloto)

Por: | 19:58 2 comentários


"Excelente. Se você não estiver confuso quer dizer que não está prestando atenção."
- John Constantine

Supernatural está de volta ao seus tempos de glória... só que com outro nome... e outros personagens... mas está de volta!!

Depois de adaptação cinematográfica duvidosa, Constantine faz seu retorno ao público para uma nova versão de sua história, dessa vez uma série de TV produzida pela NBC. A série, prevista para estrear em 24 de outubro, teve seu episódio "vazado" na internet no dia de ontem. Isso sempre acaba ajudando na divulgação da série e auxilia a emissora em saber se o episódio terá boa reação com o público ou não. E, pelo que pude ver nesse primeiro episódio, a série tem tudo pra conquistar um público fiel. 

Vamos para a Sinopse oficial:
"John Constantine (Matt Ryan) é um especialista em levar o inferno...ao inferno. Armado com um conhecimento das artes sombrias e um humor perversamente impertinente, ele luta pelo bem - ou lutava. Com sua alma já condenada ao inferno, ele decide deixar sua vida de bondades, mas quando demônios capturam Liv (Lucy Griffiths), a filha de um dos amigos mais antigos de Constantine, ele é empurrado de volta para a briga - e fará de tudo para salvá-la."
      


O enredo do piloto é intrigante e divertido, em algumas partes. Com os 45min tradicionais numa série de drama, ele é capaz de nos colocar no clima da trama e introduzir cada personagem de maneira suficientemente satisfatória. Tem muito mais que a série precisa revelar, mas aos poucos e com muitos episódios (e temporadas, vamos ter esperança). Como um bom piloto de série procedural, o caso da semana é resolvido e deixa aberto que mais e mais casos serão buscados pela frente. 

No melhor estilo "Começo de Supernatural", a série tem seus bons momentos de susto quando o caso é introduzido, combinados com desenhos entalhados na madeira, sal nas portas e exorcismos emergenciais em círculos perfeitos pintados a mão. Para os fãs da outra série que sentem falta de quando o foco eram os casos individuais e não o drama geral dos personagens, o sentimento nostálgico com o surgimento de Constantine é inevitável (e, com ele, o medo, porque eu não duvido que siga o mesmo rumo se durar várias temporadas). 

As atuações estão melhores do que nunca foram antes. Finalmente um Constantine bem interpretado! Matt Ryan consegue transmitir o drama e a coragem ao mesmo tempo em uma das cenas finais do episódio, e isso é tudo que se pode pedir de um John Constantine. É o que faltava antes (Keanu Reeves é uma vergonha pra qualquer pessoa que preze boas atuações em personagens que adora) e é o que parece que não vai faltar agora. O ator se mostra confiante no papel que está fazendo, e um bom protagonista é sempre o caminho pra renovação.

Lucy Griffiths interpreta Liv, a vítima no primeiro caso e a parceira de John contra os demônios no futuro da série. Convence bem sem impressionar, tem espaço para melhoras. A mesma coisa da pra ser dita para os efeitos especiais da série: não surpreendem, mas não distraem por serem ruins, o que já é uma vantagem considerando algumas séries no ar atualmente... Isso tudo sendo um piloto postado na internet 4 meses antes do lançamento oficial, ou seja, da tempo de melhorarem antes de uma estreia aberta.


No geral, o piloto supre a necessidade de um bom começo que todas as séries precisam. Mostra imaturidade pra definir o tom da série logo de primeira, mas também muito espaço para crescer. Não acho que a série deva mudar muito em seus próximos episódios e penso que um bom público ira aderir a essa estreia quando chegar a hora. Poderia ser um pouco mais sangrenta e gráfica, considerando a temática e o material de origem, mas espero que seja apenas um plano para conseguir seu primeiro público antes de chocá-lo.

A única preocupação que fica é em questão de público direcionado realmente. Levando em conta que Hannibal é da mesma emissora, uma série que mostra muito mais violência gráfica e tensão em seus episódios do que seria previsto e recomendado, e mesmo assim a crítica ama e conquistou seu público fiel, Constantine corre o risco de ficar num lugar "confortável" demais só para conseguir público e não mostrar seu verdadeiro potencial com boas cenas para chocar nível Hannibal. Constantine precisa disso muito mais do que a série do Dr. Lecter e, infelizmente, isso não foi visto no piloto, o que deixou o episódio um tanto "leve"

Se tiver coragem de explorar seus limites máximos, pode ser a melhor estreia do ano. Se ficar no confortável, vai agradar um público maior mas não será tão memorável na mente dos exigentes. É o caminho que difere as séries: Conseguir um público fácil, que garante a duração da série mas não a qualidade... ou conquistar a crítica e o público mais difícil e fiel, que te deixa numa posição incerta de luta a cada fim de temporada, mas pode ter certeza que os fãs estarão lutando pra te manter no ar. A diferença entre durar pra sempre ou ser lembrada pra sempre quando acabar. A escolha não foi tomada ainda. Teremos que esperar para descobrir... Outubro não parece tão longe mesmo...


E vocês? O que acharam desse primeiro episódio? Já viram ou vão esperar um pouco mais antes de dar a chance pra série?

Para mais indicações de livros, filmes e séries, curta Wasted Time no Facebook

Até a próxima, pessoal o/

2 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Você mentiu para mim! Disse que não ficaria ansiosa ao ler o texto, mas isso me fez criar mais expectativa do que estava antes! Muita boa a review.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRECISO DE ACESSOS, PRECISO DE ACESSOS AAAAHAHAHAHAHHA
      Brincadeira kkkkkkk que bom que gostou :)
      E não achei que ia ficar ansiosa kkk mas se ficou, quer dizer que a review funcionou \o/
      Ja estou feliz!!!

      Excluir