way2themes

Review | The Leftovers (Piloto)

Por: | 07:51 1 comentário

"What the fuck do you want? Why the fuck are you following us? You're everywere! You're fucking EVERYWHERE. Go away!!"
-Meg Abbott

E é assim que se faz um piloto!!

Ignorando o poster terrível e focando no conteúdo da série: com o perdão da palavra, puta que pariu, o que foi que eu acabei de ver? O piloto de The Leftovers, da HBO, tem uma hora e onze minutos, mas não se deixe assustar pela duração, pois passa mais rápido do que você vai desejar que passe! A história é fascinante, as tramas são incríveis e mal posso esperar pra saber exatamente onde tudo se une. 


Mas antes de aprofundar nos atributos da série, vamos a Sinopse:

"The Leftovers gira em torno de misteriosos desaparecimentos, no mundo todo, e especificamente segue um grupo de pessoas que foram deixadas para trás numa comunidade suburbana chamada Mapleton. Eles tem que começar a reconstruir suas vidas depois da perda de mais de 100 pessoas."

  

Ok, a premissa ja é interessante o suficiente para você largar esse texto e ir atrás do episódio agora mesmo. Mas se continuar lendo, pode deixar que não vão faltar motivos para fazer isso depois. No primeiro minuto de episódio, ja somos lançados na história sem qualquer explicação, mas num momento que com certeza é o que irá manter o público intrigado assistindo. Lide com isso como achar melhor. É um episódio extremamente confuso, onde os pontos começam a se ligar apenas no final do primeiro episódio. Mas é o tipo de confusão gostosa, que você sabe que vai ser esclarecida com o tempo. E se continuar com essa qualidade de episódios, você nem vai estar com pressa.

Cada uma das subtramas ajuda a criar o clima da série. Temos histórias mais simples, histórias mais complexas, e o que une todas é o drama dos desaparecidos há 3 anos sem qualquer explicação. Quem fica escolhe como lidar com esse desaparecimento. Devem todos seguir em frente? Devem procurar? Devem mudar completamente suas vidas por isso? Não é claro ainda, mas vai ser uma bela jornada.

Ja vou avisando que vocês não devem esperar uma explicação para os desaparecidos. Pode acontecer, eventualmente, mas não é o foco da série. Se não consegue viver com um mistério não esclarecido, talvez não deva ver. O foco de tudo isso é como uma cidade pequena lida com um drama tão grande e como os moradores aprendem a recuperar suas vidas. Prevejo mistérios tentando explicar o que aconteceu (no próprio episódio é dito que tem mais coisas ruins para acontecer), mas não consigo imaginar sendo explicado o desaparecimento, simplesmente porque não é necessário.

.
Seria uma enrolação ficar falando de cada membro do elenco aqui. Não há um elo fraco sequer. Mas vale destacar a interpretação de Justin Theroux, o nosso protagonista, que fez seu trabalho muito bem, conseguindo intercalar momentos de sofrimento com momentos de determinação. Chris Zylka também está aqui, tentando mais uma vez emplacar em uma série (esse é daqueles atores amaldiçoados que cancelam uma série só por estar nela [Secret Circle, Twisted, 10 Thing I Hate About You, ele até conseguiu cancelar Todo Mundo Odeia o Chris quando fez participação especial na série justo na temporada que ela foi cancelada]... mas vamos torcer que ele não estrague Leftovers). 

Liv Tyler também está no elenco e impressionante como sempre, tanto em beleza quanto em atuação. Interpreta Meg, uma mulher perseguida por algum motivo pela seita da série e que parece um tanto incerta em se casar com seu noivo. Suas cenas são poucas, mas são brilhantes, e o final deixa o seu futuro muito incerto. Mal posso esperar para ver o que realmente vai acontecer com ela. Amy Brenneman interpreta a personagem mais intrigante: Laurie. Até o momento não consegui entender nada de quem ela é o que a motiva, mas ja posso esperar surpresas em breve...

Jennifer Lopez, Bonnie Raitt, Papa Bento XVI e até mesmo Gary Busey foram "arrebatados" há três anos atrás. O que mais confunde os que foram deixados para trás é essa falta de padrão nos escolhidos. Enquanto uns dizem que é simplesmente algo que não pode ser explicado, outros dizem que são ações divinas. Além dos desaparecidos, parece que o que ta acontecendo está tendo um estranho efeito nos animais da cidade... complicado, mas você vai entender quando assistir. Essa é uma das coisas que eu quero uma explicação!
   

O culto da série, essas pessoas de branco na foto acima, são também algo pouco explorado no piloto. Os chamados "Guilty Remnant" (numa tradução livre, "os culpados que restaram") tem voto de silêncio e protestam contra as pessoas que tentam seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Qual a influencia que eles terão mais pra frente é difícil dizer, mas são os maiores causadores de polêmica em Mapleton, deixando até a prefeita da cidade preocupada no dia do seu desfile de Heroes Day, um dia em respeito aos que foram... sei lá pra onde.

Com um roteiro inteligentemente montado e uma boa direção, HBO tem uma pérola nas mãos. O livro que deu origem a série, "Os Deixados Para Trás" de Tom Perrotta (publicado em 2012 no Brasil pela editora Intrínseca), foi elogiado por diversos críticos e autores (incluindo o mestre Stephen King). Se seguir com o nível do piloto, a série pode ir longe e se tornar uma grande adaptação. O livro não é longo, então em pouco tempo eles terão que criar seu próprio conteúdo, mas tenho esperança de que será uma série incrível até o fim (principalmente com o autor do livro roteirizando alguns episódios, afinal, quem melhor do que o criador pra cuidar de sua obra?).  

No mais, não posso falar nada diretamente sem considerar um spoiler. Só recomendo que assistam, é uma aula de como fazer pilotos para televisão. Com perguntas e respostas na medida certa e alguns mistérios mantidos para ao longo do caminho. Atuações, roteiro e direção em perfeita harmonia, numa emissora com coragem de causar polêmicas com suas cenas e um material de origem muito elogiado. O resultado só pode ser um bom concorrente no futuro para premiações... só precisa seguir o caminho que ja está!!


E você? Já assistiu o piloto? Gostou da ideia ou ainda não se decidiu? Já tinha lido o livro ou prefere só ver a série mesmo? Deixe seu comentário :)

Para mais indicações, não esqueça de curtir nossa PÁGINA DO FACEBOOK - WASTED TIME

Até a próxima o/

Um comentário: Deixe o seu comentário

  1. Quero samba na cara de quem tava dizendo que seria zzzzzzzzzzzz
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir