way2themes

Review | How To Get Away With Murder (Piloto)

Por: | 01:03 1 comentário

Essa é a primeira vez que tenho que parar um piloto nos primeiros quatro minutos só pra poder começar a escrever a review. Não sei nada sobre a série, to vendo pois vejo todos os pilotos, mas esse foi o melhor começo de piloto até agora na Fall Season 2014. Uau. Dramático, misterioso e com um flashforward tão bem feito (o que é raro, vou falar mais sobre flashforwards depois do episódio) que te deixa mais curioso ainda. Eu jurava que, pelo nome, era um procedural sobre uma advogada liberando pessoas que cometiam crimes (hahaha). Agora eu não sei do que se trata, mas vou ver até o fim pra saber. É isso que um piloto tem que causar. Não prender você porque você sabe do que se trata, mas prender você pela curiosidade. Muita série tem que aprender isso.

Volto daqui a pouco!!
____________________________________________________________

Putz, piloto muito bom, realmente. Tudo bem que eu tava certo sobre ser um procedural sobre uma advogada liberando pessoas que cometiam crimes (as vezes o primeiro chute ta certo), mas a trama que parece unir os episódios no fundo parece bem mais interessante que tudo isso. Eu realmente quero saber o motivo daquele assassinato ter acontecido... sem spoilers aqui, pode ler sossegado!


Viola Davis simplesmente deve ter acordado um dia e falado "ja que o Oscar ta complicado (DiCaprio que o diga), vou mudar de alvo e quero ganhar o Emmy ano que vem". Seu desejo é uma ordem. Só com esse episódio, ela ja provou que ta pronta pra um papel a longo prazo que progride toda semana. Nós a vimos com raiva, triste, determinada, feliz, intrigada, tudo num episódio só. Quem acompanha as premiações sabe que a turbulência da vida de uma personagem bem interpretada e o que garante prêmios.

Além dela, temos um elenco tão completo e carismático que não tem sequer um elo fraco. E isso é raro vindo de mim, porque eu reparo até na atuação do carinha que espirra passando perto da tela em outras séries, mas nessa todos estão incríveis e em sintonia. Eu to tão ansioso pra entender os mistérios da série que tá complicado até falar de outras coisas que não seja isso, então bora falar do roteiro um pouco.

A trama começa já com um assassinato sendo encoberto (o nome da série é Como Sair Impune de um Assassinato, nenhuma surpresa até aqui), mas então voltamos no tempo para um flashback no melhor estilo. A cada pequena semelhança com o presente que o flashback mostra, temos pequenos flashs para manter o público prestando atenção (o que é intrigante para o público, mas é a escolha errada se a ideia era ser original). 


Flashbacks e flashforwards são coisas complicadas de se explicar. Por mais que funcione para intrigar o público de algo que vai acontecer ainda (e algumas vezes se torna a assinatura de uma série de tv, como no caso de Revenge, que o flashforward inicial é algo esperado pelos fãs em todo começo de temporada), é um truque velho e barato que se faz quando você pensa que a sua série não é boa o suficiente pra se manter pela história. Você amarra o telespectador em um fato interessante do futuro, torce pra ele não se desamarrar enquanto espera aquilo realmente acontecer, e então faz um flashback para ver como foi que tudo levou àquele momento. O que me faz não ser mais duro com a série é o fato dela não precisar do truque pra se manter. Sim, serviu pra intrigar, mas o que eu vi em seguida foi tão bom quanto o início. Então eu ainda não aprovo a técnica, mas funcionou aqui pela qualidade da série em si. 

Somos apresentados em seguida a uma advogada e sua turma de estudantes, a qual ela ensina como livrar seu cliente de um assassinato. E não há melhor maneira de aprender do que na prática, então ela entrega pra eles o caso em que está trabalhando atualmente e todos tem que ajudá-la a resolvê-lo. Se isso ja não fosse intrigante suficiente, temos outros assassinatos não justificados acontecendo ao mesmo tempo, temos traição, temos competição direta entre alunos para ver quem é o melhor, temos uma série que não para por um segundo de surpreender.

Sem precisar introduzir personagem por personagem (e quem não é novo aqui sabe o quanto eu odeio introduções), a série simplesmente acontece. Não precisa de explicações, eu não quero saber de onde cada personagem veio no piloto, eu quero acontecimentos, quero fatos, quero ser entretido. E How To Get Away With Murder tem tudo isso! Quando chegar a hora, eu imagino que origens serão dadas, mas engana-se quem pensa que piloto de série serve pra isso. Geralmente começar contando a vida de cada personagem é implorar pra cancelamento antes do fim do ano.


Série boa não precisa de review longa, isso é um fato. Quando se tem coisas pra reclamar, o texto flui facilmente. Quando ela termina intrigante e com um roteiro sem falhas, tudo que nos resta é elogiar e esperar o próximo episódio. Com dois assassinatos não esclarecidos ao fim do episódio, o espaço de crescimento que a série tem em mãos é incrível. Mal posso esperar pra ver seus rumos e ver se o piloto foi um fogo de palha que apaga em sequência ou se é um incêndio pronto pra ser a série de maior sucesso da Fall Season.

 O que achou da série? Gostou? Odiou?
Se ainda não assistiu, planeja assistir?
Deixe seu comentário :)
E curta a página do Facebook para mais WASTED TIME!

Um comentário: Deixe o seu comentário

  1. Amei amei a série...É tudo isso que você falou mesmo.
    Conseguiu me prender no tempo presente e no futuro.Amei todos os personagens e já vejo mil e um plots para eles.Amei a personagem principal dos principais feita pelo Viola o que é pura surpresa para mim pois até hoje depois de três temporadas de Scandal Olivia Pope não me desce e demorei um seculo para simpatizar com a Meredith de Greys Anatomy. HTGAWMurder ( não consigo mais digitar o nome todo kkkkk ) Sambou em cada cena. APENAX. Quero o próximo...Quinta chega Logooooo

    ResponderExcluir